quinta-feira, 8 de maio de 2014

Sistema Raid

RAID = Redundant Array of Inexpensive Disk. (Em português, Conjunto Redundante de Discos Independentes ou Conjunto Redundante de Discos Econômicos)

RAID 0

Para dobrar o desempenho (teoricamente), juntar todos os discos em um só e aumentar sua capacidade. É preciso ter 2 discos rígidos, no mínimo.
Por exemplo, um único disco rígido atinge até 75 MB/s de leitura e 50 MB/s de gravação. Ao adicionar um segundo disco rígido e criar o RAID 0, ele pode ficar ainda mais rápido. Você pode ter até 130~140 MB/s de leitura e 70~80 MB/s de gravação, mas só pode ser dobrado, em teoria. Idem para o triplo, quádruplo, etc ... Até a largura de banda do canal/barramento que limita o desempenho (SATA-I = 150 MB /s no máximo por barramento, SATA-II = 300 MB/s no máximo por canal, SCSI Ultra320 = 320 MB/s no máximo por canal PCI = 133 MB/s no máximo, por barramento, PCIe 8x = 2 Go/s no máximo por barramento, etc).

Mas custa caro adicionar vários discos rígidos e mais caro ainda para discos rígidos profissionais com placas de controle profissionais como o SCSI Ultra320 e o SAS.
Na verdade, o RAID 0 cria uma partição lógica cujo tamanho é igual à soma dos discos integrados no sistema RAID, mas é altamente recomendável ter discos rígidos de mesma capacidade. Se você pegar um disco rígido e um disco rígido de 80 GB e outro de 120 GB, este disco rígido de 120 GB deverá perder seus 40 GB para resultar a capacidade de 80 GB de um disco rígido, para poder criar o RAID-0.

RAID 1

É para garantir a integridade dos dados: em caso de falha de um disco rígido, é possível continuar com as operações no outro disco rígido sem nenhum problema. Os desempenhos não melhoraram e os outros discos serão ocultos. Você deve ter, pelo menos, dois discos rígidos.
RAID 1 é mais comumente conhecido como "mirror", pois ele faz uma simples cópia do primeiro disco (então, por 2 discos do mesmo tamanho, obtém-se um espaço de armazenamento igual a um espaço de um único disco).

RAID 10 e 01

Garante a integridade dos dados E aumenta o desempenho. É precisos ter, pelo menos 4 discos rígidos. O ideal é ter discos rígidos com a mesma capacidade.

RAID 5

É uma mistura do RAID 0 com o RAID 10/01 (desempenho, aumentar o tamanho e a segurança). A segurança utiliza a paridade em cada disco rígido. É preciso ter, pelo menos, discos. Recomendo utilizar uma placa controladora semi-hardware,no mínimo para obter um bom desempenho em escrita.

JBOD

Este tipo é bem simples. Ele apenas adiciona as capacidades dos diversos discos rígidos para obter uma capacidade única da partição lógica. Não se obtém nem o desempenho, nem a segurança. Quando o primeiro disco está cheio, ele continua a escrever no disco seguinte.

Como utilizar os discos rígidos no RAID ?

Você deve ter, pelo menos, dois discos rígidos, para se conectar no pino do RAID, conforme o seu tipo

Nenhum comentário:

Postar um comentário